Angola destaca recuperação de activos e privatizações

Date:

Trata-se de bens que estavam ilegalmente em posse de pessoas que defraudaram o erário por muitos anos, indicam dados oficiais divulgados, hoje, em Luanda. De acordo com a fonte, nos últimos cinco anos, foram apreendidos ou arrestados bens móveis e imóveis constituídos com fundos públicos, avaliados em mais de cinco biliões e 434 milhões de dólares.

Do referido valor dois biliões e 709 milhões, em dinheiro, e outros dois biliões e 620 milhões em imóveis (habitações, escritórios, fábricas e terminais portuários), noticia a Angop.

Os activos, agora pertença do Estado angolano, estão a melhorar  a condição de vida de milhares de cidadãos, com destaque para os investimentos feitos nos programas de combate à pobreza, desenvolvimento  social e o fomento do emprego.

Privatizações

Foi lançado, em 2019, o Programa de Privatização 2019/2022 que prevê privatização total ou parcial  de empresas públicas de grande, média e pequena dimensões.

Entre os objectivos do programa realce para a criação e a promoção de condições favoráveis ao investimento privado, a aquisição de equipamentos, tecnologias, bem como competências específicas para a reestruturação e redimensionamento do Sector Empresarial Público.

No quadro do mesmo programa, 39 activos e empresas foram privatizadas e 162 unidades fabris estão por privatizar. Deste número, 100 são activos com actividades paralisadas, estando localizados na Zona Económica Especial.

 

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Andreia Vanessa Simões dirige a Comissão de Mercado de Capitais

O Chefe de Estado, João Lourenço, nomeou, quinta-feira, Andreia...

Sonangol arrecada 20.197 milhões de kwanzas com venda de acções na Caixa Angola

A Sonangol arrecadou 20.197 milhões de kwanzas com a...

Angola na tradicional recepção do casal Biden

A Embaixadora Maria de Jesus Ferreira, Representante da Missão...

Presidente do parlamento pede rigor na gestão dos recursos

A Presidente da Assembleia Nacional (AN), Carolina Cerqueira, conferiu...