Angola participa, a partir de hoje (14), no fórum do Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC), para avaliar as políticas globais de recuperação do impacto negativo da pandemia da Covid-19 sobre os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), face a Agenda 2030.
Os países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) estão reunidos deste o dia 5 até 18 do corrente mês, na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos da América, com objectivo de procurar soluções para equilibrar o alívio de crises de curto prazo, com análise, planeamento e pensamento de longo prazo, noticia a Angop.
O fórum político de alto nível do ECOSOC é um espaço para a discussão, ao nível ministerial, sobre a melhor forma de desenvolver abordagens políticas voltadas para o futuro.
Neste sentido, o fórum pretende reconstruir e colocar o mundo de volta aos trilhos, visando a implementação da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, enquanto se avança com um multilateralismo mais inclusivo e em rede.
Os debates oferecem oportunidades para intervenções de Ministros e outros representantes dos Estados-Membros, organizações do sistema das Nações Unidas, organizações inter-governamentais e outras organizações internacionais e regionais, bem como da sociedade civil.
De acordo com uma nota de imprensa do Ministério da Economia e Planeamento, Angola participa com uma delegação chefiada pelo Secretário de Estado para o Planeamento, Milton Reis.
O seguimento desta reunião, na próxima segunda-feira (18), está reservada a apresentações dos relatórios do Secretário-Geral, sobre os cenários e impacto de longo prazo das tendências actuais dos ODS.
O Fórum Político de Alto Nível sobre o Desenvolvimento Sustentável foi estabelecido em 2012, como uma plataforma central das Nações Unidas para o acompanhamento e revisão da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a nível global.
Angola participa na 41ª sessão do Conselho Executivo da UA
Angola participa, a partir de quinta-feira, na quadragésima primeira Sessão Ordinária do Conselho Executivo da União Africana (UA), a decorrer em Lusaka, na Zâmbia.
O encontro tem em agenda a análise dos Relatórios dos Comités Especializados da Comissão da UA, bem como o Projecto de Plano Estratégico para a Promoção e Protecção dos Direitos Humanos e dos Povos em África 2022-2031.
Na agenda da sessão está, igualmente, os Relatórios da Conferência dos Estados Partes da Agência Africana de Medicamentos (AMA), referente ao acolhimento da sede referida organização.
Completa a agenda do encontro a abordagem sobre a implementação do plano de transição, incluindo o sistema de quotas e o plano de recrutamento de emergência.
Ainda na capital zambiana, o Ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, em representação do Presidente João Lourenço, participará à 17 deste mês num outro encontro.
Trata-se da quarta Reunião de Coordenação Semestral entre a União Africana, as Comunidades Económicas Regionais (CER) e os Mecanismos Regionais (MR).
O referido encontro vai analisar, entre outros, os relatórios sobre o Estado de Integração Regional em África e a Divisão do Trabalho entre a UA, as CER, os MR e os Estados Membros.