Angolana integra Missão de Paz no Sudão do Sul

Date:

A Intendente angolana Sara Domingos Tomás de Almeida integra, desde 30 de Junho, o contingente de efectivos da Missão de Paz das Nações Unidas no Sudão do Sul (UNMISS), facto que marca a estreia de Angola em actividades do género, refere uma nota do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher.

Sara de Almeida foi apurada na formação de efectivos policiais, promovida pela Divisão de Polícia do Departamento de Operações de Paz da ONU, de 14 a 25 de Fevereiro deste ano, na Academia de Polícia de Ancara, na Turquia. A oficial da Polícia juntou-se, no dia 30 de Junho, ao Superintendente-Chefe José Valente Pimpão, também da Polícia Nacional, na UNMISS.

O desdobramento dos oficiais da Polícia Nacional à UNMISS ocorre na sequência dos contactos encetados entre a Divisão de Polícia do Departamento de Operações de Paz da ONU e a Missão Permanente de Angola junto da ONU em Nova Iorque, à luz da Lei sobre o Envio de Contingentes Militares e Paramilitares angolanos às Missões de Manutenção de Paz no Exterior do país, aprovada pela Assembleia Nacional, em Maio do ano passado.

Como resultado desses contactos, no quadro da materialização da intenção do Executivo angolano, quanto à inserção de quadros angolanos nas organizações internacionais, em Outubro de 2021, Angola recebeu a visita da delegação das Nações Unidas, chefiada pelo Sub-Secretário da ONU para as Operações de Paz, Jean-Pierre Lacroix. A delegação foi integrada por dois Conselheiros: o Tenente-General Birame Diop e o político Gueladio Ba.

Durante a visita, Angola manifestou a disponibilidade de integrar as missões de paz da ONU, tendo solicitado a inserção no Sistema de Prontidão e Capacidade de Intervenção de Paz (PCRS), nas estruturas do Gabinete dos Assuntos Militares e da Divisão de Polícia das Nações Unidas, a participação de género, em alinhamento com a Resolução 1325, sobre Mulher, Paz e Segurança.

Implementação da Resolução nº 1325 da ONU

A Secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher, Elsa Bárber, recebeu ontem, em audiência, a Presidente da Rede de Mulheres Polícias de Angola, Maria Elisabeth Raque Franque, com quem abordou a questão da implementação do Plano de Acção da Resolução 1325 do Conselho de Segurança da ONU sobre Mulher, Paz e Segurança.

Nos termos deste documento, as forças de defesa e segurança desempenham um papel importante para a materialização e cumprimento dos objectivos estratégicos, bem como na união e ampliação dos esforços mundiais em defesa dos direitos humanos das mulheres.

Uma nota do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher refere que, durante o encontro de ontem, Elisabeth Raque Franque enalteceu o feito alcançado por Angola de passar a contribuir nas actividades de manutenção de paz a nível internacional, sob égide das Nações Unidas, com a integração de dois oficiais da Polícia Nacional no contingente de efectivos da Missão de Paz das Nações Unidas no Sudão do Sul.

Informou que Angola é membro da Associação Internacional de Mulheres Polícias e nesta qualidade tem participado nas operações de patrulhamento conjunto na região. “Este feito ímpar na história de Angola está alinhado aos objectivos estratégicos da Resolução 1325, que se consubstancia em aumentar a participação das mulheres e integrar a dimensão da igualdade de género em todas as fases dos processos de construção da paz, incluindo em todos os níveis de decisão, cumprindo com o Plano Nacional de Acção para a implementação da Resolução nº 1325”, disse.

A Secretária de Estado para Família e Promoção da Mulher manifestou a disponibilidade em trabalhar com as mulheres enquadradas nos órgãos de defesa e segurança, alicerçando a parceria estratégica com a realização de acções conjuntas permanentes.

Elsa Bárber felicitou a iniciativa da Rede de Mulheres Polícias que prioriza, nas suas acções, a formação contínua, bem como a inserção de mulheres nos órgãos e organismos de manutenção de paz.

Política

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Andreia Vanessa Simões dirige a Comissão de Mercado de Capitais

O Chefe de Estado, João Lourenço, nomeou, quinta-feira, Andreia...

Sonangol arrecada 20.197 milhões de kwanzas com venda de acções na Caixa Angola

A Sonangol arrecadou 20.197 milhões de kwanzas com a...

Angola na tradicional recepção do casal Biden

A Embaixadora Maria de Jesus Ferreira, Representante da Missão...

Presidente do parlamento pede rigor na gestão dos recursos

A Presidente da Assembleia Nacional (AN), Carolina Cerqueira, conferiu...