Cerca de 300 camponeses do município de Nambuangongo, na província do Bengo, beneficiaram de assistência técnica gratuita, disponibilizada pela empresa Agrosystems, desde o início da campanha agrícola 2021/2022.
Segundo o Director-Geral da empresa, Sérgio Korytowski, o projecto contempla a formação em áreas ligadas às novas tecnologias, aplicação de doses correctas de insecticidas e fungicidas (medicamentos), com vista a melhorar a produção interna.
O projecto, disse, vai estender-se também para a província do Cuanza-Sul, a partir da próxima campanha, que inicia no próximo mês.
A fonte indica que, a AgroSystems, na qualidade de distribuidor exclusivo para Angola, do fabricante Russo Joint Stock Company, ligado a produtos para o uso e defesa contra pragas tem disponível insecticidas, herbicidas e fungicidas para apoiar os produtores.
Nos últimos anos, por exemplo, em Angola, a praga denominada “Tuta absoluta” tem causado aos agricultores prejuízos na cultura do tomate.
A firma tem disponível insecticidas eficazes para combater doenças como a “mosca branca” e ácaros.
Sérgio Korytowskia avançou que existe, igualmente, produtos para a defesa de doenças contra a batata-rena, milho, hortícolas, arroz, soja e amendoim.
Comercializa insumos para defender e prevenir doenças da banana, ananás (abacaxi) e citrinos. O Director-Geral adiantou que a empresa tem em carteira a execução, a curto prazo, de um projecto que visa o fabrico de insumos, a partir da China, resultante de um estudo que abrangeu as características dos solos de Angola.
A parceria será feita com um grupo empresarial chinês que consta da lista dos 100 maiores fabricantes de insumos.
Qualidade
O empresário agro-pecuário Fernando Bavila reconheceu também a qualidade dos insumos da AgroSystems, tendo destacado que foi com o re-curso aos mesmos que salvou a produção de feijão.
“A qualidade dos insecticidas, fungicidas, é boa. Salvei a minha produção de feijão que seria toda devorada por uma praga”, afirmou.