A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) na província da Lunda-Sul criou várias equipas de agentes de sensibilização para esclarecerem as comunidades do município de Saurimo sobre os significados de “eleições, democracia, cidadania e civismo”, como elementos de observância cruciais de todos os angolanos, principalmente nesta fase.
O Chefe de Departamento de Informação, Formação e Educação Eleitoral da CNE, Cláudio Paposseco, afirmou que a iniciativa visa dirimir no seio das populações várias dúvidas, principalmente o “conceito de fenómeno de vandalismo neste processo de eleições”.
A campanha de interacção com as comunidades abrange todos os bairros da urbe e periferia de Saurimo, cujo grupo alvo são as populações com capacidade eleitoral activa. O objectivo é também sensibilizar os eleitores a seguirem uma conduta de paz no sentido de votarem com consciência e responsabilidade, para a contínua consolidação da democracia no país.
UNITA elogia CNE
O Segundo Secretário da UNITA elogiou a celeridade dos trabalhos desenvolvidos pela CNE, referindo-se à instalação em tempo real de dísticos nas assembleias de voto e o devido mapeamento.
António Sacaheta considerou positivo o acto de abertura da campanha eleitoral do partido do galo negro, realizado no último sábado, e, por outro lado, reprovou a postura de um pequeno grupo de jovens, identificados por “sociedade civil”, que naquele dia, disse, “exibiu cartazes e outros elementos contra a maior força política na oposição”, o que na sua visão representa “insulto e pode desembocar em actos de rixas entre os adversários”.
OMA e JMPLA realizam campanhas porta-a-porta
Com o objectivo de adquirir o maior número de votos a favor do MPLA, os jovens e o braço feminino do partido dos camaradas realizam campanha porta-a-porta, para garantir a sua vitória.
Logo nas primeiras horas do dia, eram visíveis as cores vermelha, preta e amarela nas ruas da cidade e bairros periféricos, mostrando os devidos cartazes, ao mesmo tempo que eram dadas explicações pormenorizadas sobre o Programa de Governo do MPLA.
Para a Secretária da OMA Maria Mabaia, o trabalho apresenta efeitos positivos: “Temos nos habitantes de Saurimo o maior número de militantes do MPLA”. Já o Secretário da JMPLA Franco Mutunda está confiante na vitória, a julgar pelo trabalho das estruturas de base. “Temos realizado um bom trabalho desde as últimas eleições de 2017”, afirmou.