
A província do Bengo passa a ministrar, a partir do próximo ano académico, o curso de Engenharia Agro-alimentar, com a entrada em funcionamento do novo Instituto Superior Politécnico do Bengo (ISPB), erguido no bairro Caboxa, comuna das Mabubas.
O Instituto, a ser inaugurado no final deste mês, naquela circunscrição do município do Dande, tem todas as condições para receber alunos e arrancar com as aulas, em Setembro, garantiu, quarta-feira, a Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação.
Maria do Rosário Bragança, que falava no final da visita de constatação e avaliação do empreendimento, explicou que, numa primeira fase, o ISPB vai arrancar com o curso de Engenharia Agro-alimentar e que, neste momento, já decorre o concurso público para a admissão de dez docentes.
A Ministra realçou que o concurso prevê a admissão de cinco professores assistentes, para candidatos com o nível de mestrado, e igual número de assistentes estagiários, no caso de concorrentes com licenciatura.
Ainda em relação aos candidatos, Maria do Rosário Bragança disse que os futuros professores deverão corresponder às exigências próprias de uma instituição de nível superior.
A Ministra adiantou que estão, igualmente, a ser admitidos trabalhadores do regime geral, para que a instituição arranque sem imprevistos.
Em função do número de professores por admitir na primeira fase do processo, a instituição vai arrancar os trabalhos com apenas 60 vagas para alunos. “Seria um mau sinal colocar à disposição do ISPB uma quantidade de estudantes quando sabemos que temos poucos docentes”.
Maria Bragança esclareceu que todos os problemas relacionados com a energia eléctrica já foram solucionados, estando, neste momento, a serem resolvidas as questões de ordem financeira, para que a nova instituição do Ensino Superior também tenha água da rede pública.