Eleições 2022: MININT apela à promoção da tolerância

0
85

O Director provincial do Ministerio do Interior na Lunda-Norte, Alfredo Quintino “Nilo”, aconselhou na terça-feira (5), aos líderes partidários a evitarem discursos que promovam a intolerância política, a violência, o ódio e a desordem social, durante a campanha eleitoral.

Alfredo Quintino Nilo fez este apelo no encontro com os responsáveis dos partidos na província da Lunda-Norte, no âmbito das eleições gerais de 24 de Agosto, sublinhando que as forças políticas devem optar por discursos conciliadores, apelando a preservação da paz, unidade, reconciliação e o respeito pelo património público.

Aconselhou os partidos a se concentrarem na divulgação das suas propostas de programa de governação, evitando insultos aos oponentes e/ou atitudes que obrigam a intervenção coerciva dos órgãos de defesa e segurança.

“A paz é fundamental para o desenvolvimento e promoção da democracia, por isso apelo à serenidade e à contenção de ânimos por parte dos partidos, com vista a evitar confronto de militantes em ambiente eleitoral”, apelou.

Por outro lado, aconselhou aos partidos no sentido de fazerem solicitações de asseguramento dos actos políticos antecipadamente, para facilitar a planificação dos órgãos de defesa e segurança.

Os angolanos irão às urnas no próximo dia 24 de Agosto, pela quinta vez, para elegerem o Presidente da República, o Vice-Presidente e os Deputados à Assembleia Nacional. As quatro primeiras eleições aconteceram em 1992, 2008, 2012 e 2017.

Para o próximo pleito eleitoral, apresentaram candidaturas sete partidos e uma coligação de partidos políticos, nomeadamente o MPLA, UNITA, PRS, CASA-CE, FNLA, PHA, APN e P-NJANGO.

São esperados mais de 14.399 milhões de eleitores, dos quais 22.560 no estrangeiro.