
Uma nova empresa denominada (Cimeleste Vungo Indústria, Lda) vocacionada para produção e comercialização de cimento vai nascer no país, na região de Cazombo, província do Moxico, e prevê criar mais dois mil empregos.
Segundo um comunicado de imprensa enviado hoje ao Jornal de Angola Online, a firma é originária do Canadá, com um investimento avaliado em mais de 50 milhões de dólares “e uma capacidade de produção de 1.500 toneladas de cimento/dia”.
Dada a sua dimensão, refere o documento, a empresa pretende se posicionar no mercado como um dos potenciais produtores de cimento, devendo contribuir para aumentar a concorrência e reduzir os preços da venda.
“A Cimeleste Vungo contribuirá, desta forma, para garantir a empregabilidade a mais duas mil e 300 pessoas, na sua maioria jovens, sendo 800 empregos directos e mil e quinhentos indirectos”, lê-se no comunicado.
A produção da Cimeleste Vungo visará o abastecimento do mercado do Leste, Sul e Norte do país, num projecto que visará contribuir para acautelar a enorme procura do produto naquelas paragens.
A implantação da Cimeleste Vungo, remata o comunicado, obrigará vários outros investimentos em infra-estruturas adicionais, com destaque para a construção de uma Vila Residencial para os trabalhadores, hospital, mini hídrica, central de captação de água e escolas de formação profissional, bem como a criação de condições para a prática de agricultura, agropecuária e construção de vias de acesso.