
Sacerdotes da Igreja Católica apelaram no domingo, dia 14, na comuna de Massangano, município de Cambambe, província do Cuanza-Norte, os seus fiéis no sentido de orarem activamente para que a realização das eleições gerais do próximo dia 24 de Agosto aconteçam num clima de elevado civismo e ordem.
De acordo com o Frei Agnelo Kiame que falava em nome dos demais prelados, no final da décima edição da peregrinação à Nossa Senhora de Vitória de Massangano, os crentes devem participar activamente das próximas novenas a serem realizadas em todas as paróquias do país, para que através de rezas e cultos intercedam a Deus, para que o país realize eleições livres, justas e sem sobressaltos.
Durante o evento que congregou 5.507 fiéis de Luanda, Cuanza-Norte e Sul, Malanje, Uíge e Bengo, entre os dias 13 e 14 do corrente, a Vice-Governadora Provincial do Cuanza-Norte, Leonor Garibaldi, chamou a atenção dos presentes no sentido de aderirem aos locais indicados, para o exercício do direito ao voto.
Por sua vez, o Bispo da diocese Católica de Ndalatando, Dom Almeida Canda, na sua homilia, apelou às famílias angolanas no sentido de criarem condições para o ensinamento dos filhos, através de uma vida em comunhão com Deus.
Na opinião do prelado a sociedade deve erradicar o drama do aborto e criar a cultura de vida, para cada ser concebido ou gerado “As famílias devem colaborar com Deus para que a vida das crianças possa crescer e desabrochar, disse. Ressaltou o sofrimento de vários petizes que por causa da pobreza e nervos dos adultos sofrem diversas formas de abusos e maus tratos.
Repudiou os pais e encarregados que por qualquer motivo abandonam os filhos. Segundo o Bispo, qualquer atentado à vida é uma afronta para Deus, por esta razão, exortou a necessidade da moralização das consciências, através da ética, para que os humanos possam actuar a favor da existência dos homens na terra. Dom Almeida Canda frisou que os homens devem rectificar os seus caminhos, ouvindo a palavra de Deus.
Segundo o porta-voz da procissão, Frei Aldair Josimar, a abertura do conclave canónico aconteceu na noite de sábado, (13) com a realização de uma missa, seguida de procissão de velas e uma vigília, sob o lema ” Com a Nossa Senhora da Victoria aprendamos a cuidar da vida”.