
O Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe/Partido Social Democrata (MLSTP/PSD) liderado pelo primeiro-ministro são-tomense, Jorge Bom Jesus, felicitou o MPLA por “mais uma vitória expressiva” em Angola.
“Depois do anúncio oficial da Comissão Nacional Eleitoral de Angola, no qual o partido MPLA sagrou-se vencedor das últimas eleições gerais “venho em nome da direcção do MLSTP-PSD, dos militantes, amigos e simpatizantes, e no meu próprio, felicitar-vos por mais uma vitória eleitoral expressiva”, lê-se no comunicado do MLSTP/PSD, assinado por Jorge Bom Jesus.
No documento, datado de sexta-
feira, Jorge Bom Jesus refere que os membros do seu partido estão “firmemente convencidos que, com a confiança renovada do Povo angolano, o partido MPLA se engajará na implementação do seu manifesto eleitoral, num quadro de diálogo, concertação e inclusão, visando atender aos grandes desafios de Angola rumo à consolidação da paz, desenvolvimento económico e social, e estabilidade governativa”.
“O MLSTP/PSD reafirma o seu profundo desejo de continuar a aprofundar e consolidar os laços históricos de irmandade e de cooperação com o partido MPLA e no estreitamento do relacionamento entre os povos são-tomense e angolano, respectivamente”, finalizou Jorge Bom Jesus.
João Lourenço foi reeleito segunda-feira, Presidente da República, sendo o candidato mais votado nas quintas Eleições Gerais de 24 de Agosto, com 3.209.429 votos. Com a vitória, o MPLA elege 124 deputados.
A UNITA obteve 2.756.786 votos e conquistou 90 lugares no Parlamento. O terceiro partido mais votado foi o PRS com 71.351 votos que, lhe dá direito a dois deputados.
A FNLA e o PHA são os outros dois partidos que também conseguiram eleger dois deputados cada. A CASA-CE, APN e P-JANGO não elegeram qualquer deputado.