Porto de Luanda movimenta 7.5 milhões de toneladas de produtos a granel

Date:

O Porto de Luanda movimentou, no primeiro semestre deste ano, 7.5 milhões de toneladas de produtos diversos importados a granel, declarou, esta semana, em Luanda, o Director Comercial, Roberto Martins.

Roberto Martins disse ao Jornal de Angola que a carga diversa movimentada representa um acréscimo de 8%, quando comparado ao período homólogo do ano passado, em que se movimentou cerca de 07 milhões de toneladas.

De acordo com o Director Comercial do Porto de Luanda, o total da tonelagem dos produtos diversos importados à granel corresponde a um manuseio de 291 mil Teus, que representa 198.116 contentores. Comparativamente com o mesmo período do ano passado, houve uma quebra de 266 Teus, ou seja 8%, no manuseamento de carga.

Carga Contentorizada

Segundo o gestor do Porto de Luanda, dos 7,5 milhões de toneladas de produtos diversos, 2,6 milhões de toneladas correspondem à carga contentorizada, com destaque para os granéis líquidos, sólidos e cargas gerais, onde se incluem os produtos da cesta básica, que rondaram as 433 mil toneladas.

Em comparação com o ano passado, registou-se um crescimento de 50% com a movimentação de granéis sólidos, fruto das novas políticas implementadas pelo Executivo, que exigem a importação de carga geral em “big-bags”.

“O Porto de Luanda não tem registado dificuldades na armazenagem de mercadorias importadas a granel, porque a descarga é feita de forma directa, ou seja, o produto sai do Navio e é transferido imediatamente para os camiões dos importadores. Por isso, não há necessidade de existir uma armazenagem interna”, afirmou.

Roberto Martins apontou que, durante o primeiro semestre, o Porto de Luanda registou ainda a atracagem de 1.917 navios, na sua maioria de apoio à actividade petrolífera. Dos navios de longo curso, o registo é de 274 embarcações de grande porte. Comparativamente ao mesmo período de 2021, verifica-se uma quebra, pois naquela altura atracaram 277 navios.

Adiantou também que o serviço de cabotagem, que incide sobre a transportação de passageiros e carga, mesmo sem avançar números, anotou o registo de transporte de combustível para outras províncias do país, a partir dos terminais comerciais.

“Não temos um movimento muito considerável a notar. Agora, com a cabotagem Norte, que já entrou em funcionamento, há uma semana, penso que vamos ter um crescimento significativo, não de carga efectiva, mas o transporte de passageiros acompanhados com carga. Mas, este projecto envolve, o transporte de carga de cabotagem para o Soyo e Cabinda. Neste momento, estamos a operar com navios de transporte de passageiros que têm tido uma excelente adesão”, asseverou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Andreia Vanessa Simões dirige a Comissão de Mercado de Capitais

O Chefe de Estado, João Lourenço, nomeou, quinta-feira, Andreia...

Sonangol arrecada 20.197 milhões de kwanzas com venda de acções na Caixa Angola

A Sonangol arrecadou 20.197 milhões de kwanzas com a...

Angola na tradicional recepção do casal Biden

A Embaixadora Maria de Jesus Ferreira, Representante da Missão...

Presidente do parlamento pede rigor na gestão dos recursos

A Presidente da Assembleia Nacional (AN), Carolina Cerqueira, conferiu...