O primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, foi condecorado, na tarde de ontem, em Kinshasa, República Democrática do Congo (RDC), com a Medalha de Honra dos Fundadores da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).
A homenagem ocorreu durante a 42ª Cimeira Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da organização, que contou com a presença da viúva Maria Eugênia Neto. O Ministro das Relações Exteriores, Téte António, representou o Chefe de Estado, João Lourenço, no evento.
Na mesma cerimónia, foram, igualmente, condecorados os já falecidos Presidentes Samora Moisés Machel, de Moçambique, Kenneth David Kaunda, da Zâmbia, Robert Gabriel Mugabe, do Zimbabwe, Julius Nyerere, da Tanzânia, Sir Seretse Khama, do
Botswana, os Reis Sobhuza II e Moshoeshoe II, do Reino de eSwatini e do Reino do Lesotho.
A Cimeira elegeu o Chefe de Estado da RDC, Félix Antoine Tshisekedi Tshilombo, para o cargo de Presidente em exercício da organização. O Presidente da República, João Lourenço, foi eleito, na ocasião, como o próximo Presidente em exercício da SADC.
A Cimeira elegeu, ainda, o Presidente da Namíbia, Hage G. Geingob, para o cargo de Presidente do Órgão de Cooperação nas áreas de Política, Defesa e Segurança, bem como Hakainde Hichilema, da Zâmbia, como próximo Presidente do referido órgão.
A Cimeira saudou a criação do Centro Regional de Combate ao Terrorismo (CRCT) da SADC, na Tanzânia, como uma instituição que coordena as actividades de combate ao terrorismo na Região, e exortou os Estados-membros a reforçarem a cooperação e a partilha de informações sobre terrorismo, radicalismo e extremismo violento.
A próxima Cimeira terá lugar em local em data a ser determinada após consultas com o próximo Presidente em exercício da SADC.
Na ocasião, foram, ainda, anunciados os vencedores do Concurso de Redacção das Escolas Secundárias da SADC, edição 2022. Por outro lado, Angola conquistou três prémios de jornalismo nas categorias de rádio, televisão e imprensa, tendo os laureados sido Cândido Calombe, da Televisão Pública de Angola, Aristides Kito, da Rádio Nacional de Angola, e Jaquelino Figueiredo, do Jornal de Angola.
A 42ª Cimeira Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da SADC realizou-se sob o lema “Promoção da Industrialização, através do Agro-processamento, da Transformação de Recursos Minerais e do Desenvolvimento das Cadeias de Valores Regionais, em prol do Crescimento Económico Inclusivo e Resiliente”.
A Cimeira foi antecedida da reunião do Conselho de Ministros, realizada de 13 a 14 deste mês. Este encontro teve como objectivo analisar os progressos registados na implementação das diversas decisões, que visam materializar a integração regional e avaliar as questões correntes sobre a situação financeira da Organização, além do Grau de Implementação do Plano Estratégico Indicativo de Desenvolvimento da SADC (RISDP) e da Implementação da Estratégia e Roteiro para a Industrialização da SADC, entre outros assuntos.